Prova eletrônica

A Prova eletrônica e suas mais diversas funções. Nesse artigo falaremos da sua importância para alcançarmos uma maior agilidade e segurança para os processos geridos através de Procedimento Operacional Padrão.

Conforme recomendações, tanto do GAMP V como de quaisquer organismos regulatórios de “Ciências da Vida”, recomendam que as empresas invistam entre 3 e 5% das horas laborais em treinamentos de GxP (BPx).

Para isso são criados POP´s (Procedimentos Operacionais Padrão), que versam sobre os mais diversos assuntos relacionados com Boas Práticas e para cada um deles, é obrigatório que se ministre um treinamento e se aplica uma prova, para comprovar que os funcionários assimilaram devidamente os conhecimentos e práticas do procedimento.

É comum, que uma empresa de Ciências da Vida, tenha entre 600 e 1000 POP´s, e cada um dos POP´s tenha no mínimo 100 pessoas a serem treinadas. Portanto, estamos falando de aplicar e corrigir entre seis mil a dez mil provas.

O parágrafo acima, significa dizer, que teremos que arquivar e guardar entre 6.000 e 10.000 folhas de papel, e pior do que isso, quando requisitado em alguma auditoria, teremos que buscar uma prova de um usuário, no meio dessa monumental massa de papeis nos nossos arquivos. Adicione-se a isso o trabalho do pessoal de treinamento para a devida correção das provas.

Em um cálculo rápido, se considerarmos 1000 POP´s com validade de 36 meses, estamos falando que teremos que aplicar, corrigir e guardar 100 provas a cada dois dias.

Pelas recomendações internacionais, uma prova eletrônica, deve ser composta por mais de 10 perguntas, e ao ser aberta pelo usuário para execução, o sistema fará a seleção randômica de 10 das perguntas cadastradas para evitar que existam duas provas iguais e a apresentará para o usuário. Além disso o sistema deverá fazer a correção em tempo real, ou seja, na medida que o usuário vá respondendo às perguntas, o sistema fará a avaliação e após a conclusão, fará o registro da “nota” obtida pelo usuário nos registros do treinamento e guardará a prova eletronicamente.

Acabamos de constatar como eliminar o arquivo de milhares de papeis de provas e centenas de horas/homem de correção. Já calculou quanto você pode economizar com um processo eletrônico de treinamento? Qual seria o seu “SAVING”, pela aquisição de um sistema capaz de fazer isso pela sua empresa? Estamos falando de muito dinheiro economizado, tenha certeza.

Designed by pch.vector / Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *