Garantia da qualidade é um dos departamentos mais relevantes da Indústria farmacêutica, veterinária e alimentícia. Está presente em praticamente todos os processos produtivo, desde a validação de fornecedores até a liberação dos produtos.
Seu principal papel é garantir a qualidade dos produtos fabricados e dos mais diversos processo que envolvem o processo produtivo, visando a eficiência, reproduzindo conforme procedimentos pré estabelecidos, treinados, validados e com a ausência de qualquer não conformidade.
A garantia da qualidade deve seguir as normas exigidas pela ANVISA através de RDCs, que sugerem um conjunto de procedimentos para Boas Praticas de Fabricação.
Todo o gerenciamento das atividades da garantia da qualidade via de regra sofrem auditorias e inspeções internas e externas.
Entretanto, todo o gerenciamento dessas atividades, para que sejam eficientes a ponto de alcançar cada vez mais melhorias e qualidade, é necessário sistemas informatizados de apoio, onde possam estabelecer regras, gestão, eficiência, descentralização do trabalho, além de relatórios e KPI(Key Performance Indicator) que permitam visualizar a real situação das ações e gestão de responsabilidades da Garantia da qualidade.
Alguns dos processo de grande importância e complexidade de gestão para a garantia da qualidade são:
- Gestão de documentos
- Gestão de treinamentos (Treinograma)
- Gestão de controles de mudança
- Gestão de Desvios de Qualidade
- Gestão de análises e resultados de estudos de estabilidade.
- CAPA (Corrective Actions and Preventive Actions)
- Gestão de Ordens de Qualidade e ordens de Produção
- Validação de sistemas e processos
Designed by bearfotos / Freepik
Wagner é formado em Sistemas de Informação pela Universidade de Mogi das Cruzes e Pós Graduado na FIAP com MBA de Arquitetura e Desenvolvimento de Sistemas. atuando ativamente em soluções no setor farmacêutico sob a ótica GMP (Good Manufacturing Practices) com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de aplicaçoes voltadas para processos que envolvem o setor da garantia da qualidade.